Acórdão nº 4251/2005-6 de Court of Appeal of Lisbon (Portugal), 12 de Maio de 2005 (caso NULL)

Magistrado ResponsávelGRANJA DA FONSECA
Data da Resolução12 de Maio de 2005
EmissorCourt of Appeal of Lisbon (Portugal)

Acordam no Tribunal da Relação de Lisboa: 1.

J. intentou, no Tribunal de Família e de Menores do Barreiro, acção de divórcio litigioso, convolado para divórcio por mútuo consentimento, contra C., tendo-se também fixado o Regime de Exercício do Poder Paternal, em relação ao menor D., filho de ambos.

Entretanto, o J. veio suscitar, por dependência ao referido processo, o "Incidente de Incumprimento do Regime do Exercício do Poder Paternal", contra a sua ex - mulher C., tendo esta invocado a excepção de incompetência territorial do Tribunal de Família e de Menores do Barreiro, alegando que correu termos no Tribunal de Família e de Menores de Sintra acção de regulação do poder paternal, sendo a instância suspensa, por, entretanto, correr termos o processo de divórcio no Tribunal de Família e de Menores do Barreiro, no qual foi regulado o exercício do poder paternal, pelo que aquela acção ainda não está decidida, considerando, por isso, ser aquele o tribunal competente, para apreciar este incidente, até por ser o da área da residência do menor.

Respondeu o requerente, pugnando pela competência do Tribunal de Família e de Menores do Barreiro, pois que está em causa o incidente de incumprimento da regulação do poder paternal, estabelecido no divórcio apenso.

O Exc. Juiz, considerando ser competente para proceder às diligência necessárias ao suprimento coercivo da decisão proferida quanto à regulação do poder paternal o mesmo tribunal que proferiu a decisão, julgou improcedente a invocada excepção, declarando competente, em razão do território, o Tribunal de Família e de Menores do Barreiro.

Inconformada, agravou a requerida, formulando as seguintes conclusões: 1ª - A acção de divórcio por mútuo consentimento, onde foi homologado o Acordo de Regulação do Exercício do Poder paternal, que correu termos no Tribunal de Família e de Menores do Barreiro, e onde o incidente de incumprimento do poder paternal foi apenso, tem a sua instância extinta; 2ª - A acção de Regulação do Exercício do Poder Paternal interposta no Tribunal de Família e de Menores de Sintra encontra-se, ainda, a correr; 3ª - O menor D. reside na localidade do Cacém, Comarca de Sintra.

4ª - Da leitura "a contrario" do disposto no artigo 154º, n.º 4 da OTM, o presente incidente não pode correr por apenso aos autos da Acção de Divórcio por Mútuo Consentimento; 5ª - Ainda, "a contrario" do disposto no n.º 2 do artigo 155º da OTM, o tribunal competente para apreciar qualquer incumprimento...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT